O nosso foco está
nas pessoas, nos utilizadores e na
harmonia com o ambiente
Uso Eficiente dos Recursos
Cada projeto tem um Sustainable Plan. Queremos ter uma nova Especialidade integradora. O Sustainable Plan é um Projeto de Engenharia para a Sustentabilidade
Promover a geração local de eletricidade a partir de fontes renováveis, contribuindo para a minimização da dependência de combustíveis fósseis, caso se verifique a sua viabilidade económica e/ ou criação de valor acrescentado para o Cliente.
Promover a conceção e desenvolvimento de projetos garantindo uma redução anual gradual do valor da pegada ecológica quantificada em kgCO2/m2. A redução das emissões resulta da escolha adequada dos materiais, da sua origem, tipo de transporte e uso de metodologias de construção eficientes. A A400 dinamiza internamente um processo que resulta no cálculo anual do "Embodied Carbon" anual por m2 projetado, usando ferramentas de análise de ciclo de vida.
Promover a eficiência energética de forma a reduzir a Intensidade Energética de cada edifício (kWh/m2), mediante a instalação de equipamentos eficientes como iluminação LEDS, sistemas de gestão da energia, criar sistemas de alarme para identificar usos distintos do "baseline".
Garantir que 0% de resíduos são encaminhados a aterro e otimizar o uso de resíduos de construção e demolição no processo construtivo. Neste sentido a equipa projetista, no caso de reabilitações reforça a estrutura existente minimizando demolições, no caso de construções novas, desenvolvem-se estratégias garantindo a circularidade dos materiais.
Promovemos o uso eficiente da água. Numa primeira abordagem, o uso de equipamentos eficientes com baixo consumo. Numa segunda análise, promovemos a iniciativa de garantir que os pontos de consumo não potável, sejam abastecidos com água reutilizada, não descurando a viabilidade económica.
Inovação e Projeto Sustentável
Cada projeto tem um Sustainable Plan. Queremos ter uma nova Especialidade integradora. O Sustainable Plan é um Projeto de Engenharia para a Sustentabilidade
Contribuir na fase de conceito para a integração de espaços verdes na envolvente dos edifícios, evidenciando os benefícios para a experiência dos utilizadores. Intervir na escolha das espécies autóctones, minimizando a necessidade de rega.
Somos aliados dos nossos clientes no desenvolvimento de espaços adequados a viver trabalhar ou simplesmente disfrutar. A consideração dos requisitos contantes dos critérios dos Sistemas de certificação BREEAM, LEED ou WELL com vista à obtenção de espaços de elevado desempenho ao nível da qualidade do ar interior, iluminação natural, conforto térmico e acústico são por vezes uma mais valia para o projeto.
Os projetos contemplam uma análise prévia das condições locais e como elas podem evoluir atendendo às alterações climáticas, em especial a ocorrência de inundações, ventos fortes, tendo em conta o seu tempo de vida útil.
Na fileira da construção de edifícios, é importante criar definições gerais de enquadramento quanto à origem dos materiais. Os materiais estruturantes, como betão, aço, fachadas têm de ter certificado de origem comprovado. Usamos as Guidelines dos Sistemas de Certificação LEED ou BREEAM nesta matéria.